sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

ADOTANDO A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO, NA PSICOPEDAGOGIA



  POR QUE USAR A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO LOGO NA PSICOPEDAGOGIA?
O LOGO PROPÕE UMA METODOLOGIA DE ENSINO QUE BUSCA, ATRAVÉS DE UMA LINGUAGEM SEMELHANTE À NATURAL, FACILITAR A COMUNICAÇÃO ENTRE O USUÁRIO E O COMPUTADOR E PROPORCIONAR A CRIAÇÃO DE MODELOS ATRAVÉS DE FORMAS GEOMÉTRICAS E DO RACIOCÍNIO LÓGICO.     PROPÕE TAMBÉM, QUE A CRIANÇA SEJA ATIVA CONSTRUTORA DE SEU CONHECIMENTO, DESENVOLVENDO ASSIM SUA CAPACIDADE INTELECTUAL. O TERAPEUTA DEVE PERMITIR A REFLEXÃO DA CRIANÇA, AO  CONTRÁRIO DO MODELO TRADICIONAL. 
     A CRIANÇA ATRAVÉS DO ERRO, É CONDICIONADA A REFLETIR NOVAS FORMAS DE RESOLUÇÃO DO PROBLEMA, OU SEJA, ELA TEM A CHANCE DE APRENDER COM SEUS PRÓPRIOS ERROS E É ESTIMULADA A TENTAR.
    QUANDO ACONTECE UM ERRO, ESTE TORNA-SE UM OBJETO DE ANÁLISE PARA QUE SEJA IDENTIFICADO E REFORMULADO, DESENCADEANDO APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. ESSE PROCESSO ESTABELECE UM CICLO DE DESCRIÇÃO-DEPURAÇÃO, REFLEXÃO-DEPURAÇÃO, QUE FOI IMPLANTADO NA PROGRAMAÇÃO DE  COMPUTADORES.

2 comentários:

  1. Realmente, o trabalho com o Logo é muito bom para estimular a percepção de erro e acerto visível da máquina.

    Beijos Giba Boa sorte

    ResponderEliminar
  2. Oi Giba, tudo bem? Penso LOGO existo, já diria Descartes, hahaha
    Giba, parabéns pelo seu blog!
    Você já leu todos os livros que estão na estante do fundo dessa página?
    Desculpe a brincadeira, eu sei que este é um blog sério mas eu não me contive. Foi mal. Um abraço, Antônio.

    ResponderEliminar